sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Mary Shelley’s Frankenstein – O Filme

Frankenstein é um romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, de autoria de Mary Shelley, escritora britânica nascida em Londres.

Em 1994 foi lançada uma adaptação cinematográfica dirigida por Kenneth Branagh de nome Mary Shelley's Frankenstein, com o próprio Branagh no papel de Victor Frankenstein, Robert De Niro como a criatura e Helena Bonham Carter como Elizabeth. Apesar do título sugerir uma adaptação fiel, o filme toma uma série de liberdades com a história original.

O filme começa com algumas palavras de Mary Shelley:

“Eu visito-me a pensar de uma história, que iria falar com os medos misteriosos de nossa natureza e despertar prezando horror. Um para fazer o leitor temer, para coalhar o sangue, e acelerar as batidas do coração.”

Viktor Frankenstein, aristocrata suíço obcecado pelas possibilidades da ciência em torno do controle da vida e da morte, está reunido com seu professor de medicina, Prof. Waldman, e também pelo colega Henry. O professor adverte Viktor que ele não deve extrapolar os limites da manipulação da ciência e seus elementos, em prol da “preservação da vida”.

Viktor passa meses em seu apartamento, trabalhando na criação de uma criatura viva. Utilizando partes do corpo de mortos de várias fontes, ele começa montando a criatura. Viktor é totalmente obcecado com seu trabalho.

Tarde da noite, Viktor, finalmente, dá a sua vida à criação, mas ele recua dele com horror e renuncia seus experimentos.

Naquela noite, a criatura foge de Viktor. A criatura passa meses se escondendo na floresta. Como o tempo passa a criatura aprende a ler e falar, eventualmente, esta tenta conquistar o amor da família, mas seus esforços são em vão.

Fonte: Mary Shelley’s Frankenstein – O Filme, 1994, 123 min. Direção: Kenneth Branagh

Nenhum comentário:

Postar um comentário